Baseando-se nas orientações curriculares para a educação pré-escolar, as metas de aprendizagem estão globalmente estruturadas pelas áreas de conteúdo aí enunciadas, mantendo a mesma designação. No entanto, a sua apresentação e organização interna têm algumas especificidades, ao adotar, nas diferentes áreas, os grandes domínios definidos para todo o ensino. Esta reorganização decorre da opção, que é comum à definição das metas para todo o ensino básico, de estabelecer uma sequência das aprendizagens que, neste caso, visa particularmente facilitar a continuidade entre a educação pré-escolar e o ensino básico.
Áreas de conteúdo:
Formação Pessoal e Social – esta área é apenas contemplada na educação pré-escolar dada a sua importância neste nível educativo, em que as Crianças têm oportunidade de participar num grupo e de iniciar a aprendizagem de atitudes e valores que lhes permitam tornarem-se cidadãos solidários e críticos. Assim, pretende-se que cada Criança possa continuar a aprender ao longo da vida, "tendo em vista a plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário". Convém lembrar que estas aprendizagens se situam num processo em construção intimamente relacionado com o tipo e qualidade de experiência de vida em grupo, proporcionados no pré-escolar, bem como o modo como são abordados os diferentes conteúdos e organizadas as atividades.
Expressões – No domínio das Expressões são diferenciadas as suas diferentes vertentes: - Motora, Plástica, Musical, Dramática/Teatro, tendo-se acrescentado a Dança que tem relações próximas com a expressão motora e musical. As metas propostas para estas várias vertentes estão organizadas de acordo com domínios de aprendizagem que são comuns a todo o ensino artístico ao longo da escolaridade básica. Por seu turno, a estrutura da expressão motora corresponde à que é adotada para a educação física motora do 1º ciclo. Estas opções decorrem da intenção de progressão, articulação e continuidade que presidiu à elaboração destas metas.
Linguagem Oral e Abordagem à Escrita – No final da educação pré-escolar, espera-se que as Crianças mobilizem um conjunto de conhecimentos linguísticos determinantes na aprendizagem da linguagem escrita e no sucesso escolar. Pela sua importância, salientam-se a capacidade de interação verbal, a consciência fonológica e a manifestação de comportamentos emergentes de leitura e de escrita.
Matemática – É na educação pré-escolar que as Crianças começam a construir a sua relação com a Matemática, aspeto fundamental no desenvolvimento das aprendizagens futuras. A matemática está presente nas brincadeiras das Crianças, cabendo ao Educador um papel crucial, nomeadamente: no questionamento que promove; no incentivo à resolução de problemas e encorajamento à sua persistência; no proporcionar acesso a livros e histórias com números e padrões; no propor tarefas de natureza investigativa; na organização de jogos com regras; no combinar experiências formais e informais utilizando a linguagem própria da Matemática (o mesmo número que…, a mesma forma que…, esta torre é mais alta que…). Assim, no dia a dia de uma sala do pré-escolar existem inúmeras oportunidades para trabalhar matemática e designadamente a resolução de problemas. Deste modo, as Crianças à entrada do 1.º ciclo possuem um conjunto de conhecimentos de Matemática que é necessário ter em conta.
Conhecimento do Mundo – A área de “Conhecimento do Mundo” abarca o início das aprendizagens das diferentes ciências naturais e humanas, no sentido do desenvolvimento de competências essenciais para a estruturação de um pensamento científico cada vez mais elaborado, que permita à Criança compreender, interpretar, orientar-se e integrar-se no mundo que a rodeia.
Tecnologias de Informação e Comunicação– uma área transversal a toda a educação básica e que, dada a sua importância atual, será, com vantagem, iniciada precocemente.